Texto: Bruno Figueiredo

Maria Lusitano, Mónica de Miranda e Rui Mourão apresentam Moving Anthropologies no SPACES, um centro de artes de prestígio em Cleveland.

still_maria_lusitano_2


Inaugura já amanhã no SPACES em Cleveland, entre as 18h e as 21h, o projecto de video-arte portuguesa  Moving Anthropologies, criada a partir de processos antropológicos, num conjunto que funciona como alegórico prisma em movimento.

Esta será a primeira paragem de um percurso internacional que começa nos E. U. A. mas é já a 24 de setembro que o projeto será também exibido em Portugal, no Museu da Vila Velha, em Vila Real, no âmbito da Capital Cultural do Eixo Atlântico.

A exposição conta com os vídeos “Now It Was Just Make Believe And:” de Maria Lusitano, “Once Upon a Time” de Monica de Miranda e “La Milagrosa” de Rui Mourão, sendo que, em Vila Real será também possível ver o vídeo “Between Clarity and Fog” de José Carlos Teixeira (que no SPACES está presente como curador).


“O título do projeto – Moving Anthropologies – remete para os processos antropológicos adoptados pelos artistas nos seus vídeos.”

O trabalho recorre a um conjunto de metodologias da antropologia cultural, que passam pela documentação audiovisual de pessoas, práticas, objetos, sons, arquiteturas ou paisagens. A imagem é trabalhada por meio de planos de um documentarismo estetizado, por vezes intercalados com entrevistas que são também retratos em movimento. Em comum têm o facto de se desdobrarem em duplas ou triplas divisões de imagens, funcionando quer em partes, quer no seu todo, como um prisma.

Os ensaios passam também por investigação a 2 níveis: nível formal, pela estética e técnica, como ao nível dos conteúdos, entre o prisma pessoal e a análise sensível ao outro, ao coletivo e ao mundo envolvente

“Estes pontos de vista refletem, no duplo sentido da palavra, territórios de cruzamento identitário com base em questões culturais, históricas, sociais, psicológicas, políticas, religiosas, raciais, arquitectónicas e performativas.”

2 thoughts on “USA recebem video-arte portuguesa

Fala connosco, dá-nos a tua opinião!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.