Texto: Mariana Martins

Falta menos de um mês para iniciar uma nova edição do SMSF – Santa Maria Summer Fest. O festival regressa nos dias 9, 10 e 11 de Junho ao Parque de Merendas da cidade de Beja e já apresenta o cartaz e programação completos.

Este que se anuncia como sendo um festival anti-crise tem os passes para os três dias por apenas 15€ até ao dia 31 de Maio, fixando-se a partir de então nos 20€.

12928358_1094681047220759_1564217670245649060_n


Para quem gosta de música pesada pode ouvir grandes nomes como Rotting Christ, Sinister, Bizarra Locomotiva, Forgotten Tomb, Mata Ratos e muito mais.

Rotting Christ é uma das bandas de metal mais importantes da Grécia. Formada em 1987, a banda conta com 12 álbuns de estúdio e mais de 1.200 apresentações. Apresentam em Fevereiro o seu mais recente trabalho intitulado «Rituals», onde voltam a explorar abordagens únicas e direcções variadas dentro do black metal.


Sinister, depois de nove álbuns e muitos espectáculos ao vivo, lança em 2015 o seu mais recente álbum de estúdio «Dark Memorials» através da Massacre Records. Uma das bandas mais importantes do death metal, promete tornar o segundo dia deste festival mais escuro e sombrio.

Com uma carreira de 23 anos, Bizarra Locomotiva vai levar a Beja o seu mais recente trabalho. Um dos nomes de topo da música pesada nacional, a banda lisboeta, formada em 1993, regressa aos álbuns compondo 14 temas de puro rock industrial. «Mortuário», masterizado por Thomas Eberger (Rammstein/ Amon Amarth), carregado de texturas e estéticas negras, consegue ser uma obra ainda mais densa e pesada que o anterior «Álbum Negro».

O próximo nome é uma das mais respeitadas bandas de Black Metal da actualidade.Forgotten Tomb, com 17 anos de actividade merece uma menção na cena actual do metal extremo. Incorporando uma ampla gama de influências dentro do rock e do metal, letras de promoção de suicídio, declarações anti-socias e comportamentos auto-destrutivos, a banda deu à luz um sub-género completamente novo, agora considerado como depressive black/ doom metal.

Destacamos ainda a passagem pelo festival de nomes como Allen Halloween, infame rapper Lisboeta conhecido pelas suas letras agressivas e sem tabus, e do portuense Atila que trará consigo a sua sonoridade electrónica mais sombria, a encerrar o palco principal no último dia.

unnamed


Um dos nomes previstos para fazer parte deste cartaz era Aramaic. A banda dos Emirados Árabes Unidos, devido a complicações na obtenção do visto teve de cancelar a sua actuação, mas confirmou a sua presença na edição de 2017.

O festival divide-se ainda num segundo palco, o Forest Stage, de acesso gratuito, por onde irão passar Ovo, Mausoleum, Bleeding Display, Extirpation, e Ventas de Exterko.

Fala connosco, dá-nos a tua opinião!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.