A iniciativa 36 Days of Type leva o alfabeto a re-inventar-se pelas mãos de criativos, um pouco por todo o planeta.
Uma rubrica por:
Bruno Figueiredo
Não é novidade para muitos designers por esse mundo fora, até porque conta já com 4 edições, mas arrancou ontem mais uma maratona tipográfica através da iniciativa 36 Days of Type.
Este projecto arrancou pelas mãos de 2 criativos: Nina Sans e Rafa Goicoechea, sediados em Barcelona. Tudo começou por um desafio pessoal de criar algo novo, todos os dias após o trabalho, como ferramenta para desenvolver a criatividade. Entra então em cena Victor Bregante, um amigo que sugere abrir o projecto a uma maior rede de contactos e o projecto expande-se a nível mundial.
Desde 2014 o projecto cresceu imenso, contando com artistas convidados a encabeçar cada dia, e tendo ainda chegado a realizar uma exposição, no estúdio catalão Vasava, entre Abril e Maio do ano passado.
Apesar de cada edição encabeçar 36 convidados, é uma iniciativa mundial em que qualquer pessoa pode participar e é muito simples até, basta seguir estes 2 passos:
- Criar uma letra por dia, em formato quadrado (1280px por 1280px) conforme o calendário do projecto;
- Publicar a mesma no Instagram com os hashtags #36daysoftype e #36days_[a letra/número do dia];
O resultado? Milhares de publicações diárias e uma visão especial sobre a criatividade, num mundo cada vez mais amplo, onde se podem encontrar designs simples, complexos, 2d, 3d, monocromáticos, coloridos, com ou sem texturas, … ou seja, sem limites à criatividade.
Por cá já estou a participar mais uma vez, não querendo puxar a brasa à minha sardinha, e como eu muitos outros criativos portugueses como, por exemplo, o tipógrafo FAEL.