Texto: Diogo Miguel | Fotografia: Diogo Miguel

No passado dia 12 de Março, e depois de uma passagem na noite anterior pelo auditório de Espinho, o Salão Brazil acolheu Mbye Ebrima, um djéli (difusor e contador de histórias do seu povo) oriundo da Gâmbia no seu projecto a solo e o seu instrumento de 21 cordas, a Kora.

Mbya -2


Mbye Ebrima tem a música no sangue. Vindo de uma família composta por muitos tocadores de kora (estando este instrumento muito enraizado na cultura do seu país) e cantores, absorveu toda esta influência musical para transmitir na sua música.

O concerto começou com a sala já composta, e após a sua apresentação, o músico acabou por prender o público até ao fim após o primeiro dedilhar suave no seu instrumento.

Mbya -1A próxima hora e meia de concerto foi preenchida por grande música e grandes mensagens igualmente, com Mbye a aproveitar sempre o intervalo entre músicas para contar uma história ou passar uma mensagem sobre temas actuais, sendo um dos temas escolhidos a guerra, com o músico a dedicar alguns minutos numa opinião formada por si sobre a guerra e a apelo ao pacifismo.

Foi um concerto com um ambiente de união bastante forte, com o público rendido à sonoridade do seu instrumento e à sua voz, em que até o espectador teve direito a participar, cantando em coro um excerto de uma música ensinada pelo músico enquanto este encantava por cima das vozes com o seu instrumento.

Fala connosco, dá-nos a tua opinião!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.