Texto: João Craveiro

Gelo é a mais recente longa metragem de Luís e Gonçalo Galvão Teles. O trabalho foi premiado com o Grande Prémio para Melhor Filme, no Fantastic Planet Film Festival em Sydney.

Img_0496


A protagonista, Ivana Baquero, que dá corpo às personagens principais do filme, Joana e Catarina, foi também distinguida com o Prémio para Melhor Atriz Principal.

Até ao momento o filme tem sido exibido em diferentes pontos do globo, passando por Estrasburgo na Quinzena do Cinema Português juntamente com outras produções da Fado Filmes. Por Portugal, Gelo subiu à tela do Teatro Académico Gil Vicente em Coimbra. A produção, integrada na Seleção Caminhos do Festival Caminhos do Cinema Português, passou despercebida na cerimónia de atribuição de prémios.

O filme é apresentado como “um duplo romance de ficção científica em que as vidas de duas mulheres se cruzam nas histórias uma da outra”. Tem como inspiração os filmes Vertigo, de Hitchcock, e De Olhos Abertos, de Amenábar. Gelo conta com Ivana Baquero como protagonista, atriz conhecida pelo seu papel em O Labirinto do Fauno de Guillermo del Toro – papel que lhe mereceu o Prémio Goya para Melhor Atriz Revelação no ano de 2007.

Img_0496

O filme é ainda candidato aos prémios Goya e Goya Iberoamericano e em 2017 vai participar na 33ª edição do New Jersey Film Festival nos Estados Unidos.

Fala connosco, dá-nos a tua opinião!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.