Texto: Bruno Figueiredo

De 16 a 24 de Junho, Leiria aloja o Festival A Porta, uma semana de muita música, arte e diversão.


Portas abertas à cultura! Um conceito que, por muito que nos pareça caricato, numa nação onde 1% não é suficiente, é mote directo do Festival a Porta. Este apresenta-se como “vontade de querer fazer acontecer”, e haverá vontade mais forte do que aquela que leva cultura ao centro de Leiria durante 8 dias? Talvez, mas, até prova em contrário, poderemos afirmar que poucas iniciativas se prolongam tanto e com tão boa programação.

No site do projecto pode ler-se: “A Porta é um convite a participar num encontro de múltiplas presenças dos vários mundos que acontecem em Leiria” e é aqui que começamos a falar da programação, que terá lugar em espaços como o Jardim Luís de Camões, a Stereogun, Villa Portela e muito mais.

No mundo da música, peça central do festival, os dias pautam-se de enormes nomes nacionais desde o rock dos Dead Combo, ao punk rock desgarrado dos Parkinson ou às vozes de First Breath After Coma. Mas não são apenas 3 nomes que fazem este cartaz, com nomes como Urso Bardo, Emperor X, Fugly, Conan Osiris, Primeira Dama e ainda o, inigualável Bonga e os seus ritmos quentes de verão.

Já nas vertentes que enveredam mais pelo mundo das artes plásticas, podem contra com múltiplas instalações e peças de arte urbana, incluindo a Exposição de Fotografia de Carolina Sepúlveda, “Além dos 2 metros”, ou a fachada do Túnel da Rua António da Costa, assim como algumas oficinas. Depois haverão também performances como, por exemplo, a performance Light in Space no dia 16 e 17.

Um espaço de destaque por estes dias será o antigo edifício da EDP, agora de nome Casa Plástica,  local de oficinas e intervenções ao decorrer da semana. Por fim vale a pena relembrar, ao publico mais juvenil, que há um espaço para os fãs menores de idade puderem, também, aproveitar o festival.

Posto isto, sem muito para dizer, resta avisar que o festival é, quase exclusivamente, grátis com a excepção de 3 concertos, e podem encontrar toda a informação sobre a Porta em festivalaporta.pt

Fala connosco, dá-nos a tua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.