Texto: Rita Perdiz

É já no dia 13 de Outubro que a cidade do Porto recebe, novamente, o Festival Internacional de Marionetas do Porto, permanecendo até dia 29 do mesmo mês.


O público deste carismático festival pode contar com 14 espetáculos, quatro deles concertos, em vários palcos da cidade.

A 28º edição do FIMP inicia no Mosteiro de São Bento da Vitória/ TNSJ com Marionetas Tradicionais de Um País Que Não Existe, a cargo do Teatro de Ferro, sendo o encerramento oficial do festival no Teatro Rivoli com Globo. Digital Glossary do coletivo russo Akhe Theatre.

A edição deste ano fica marcada pelos significativos nomes europeus do teatro de objetos e formas animadas, assim como as recentes criações de algumas das mais importantes estruturas da cidade e do país. Outro ponto forte será o regresso dos Bonecos de Santo Aleixo, do Centro Dramático de Évora e a estreia absoluta da peça Arcano, do Teatro de Marionetas do Porto.

Será possível assistir a espetáculos vindos da Bélgica, Itália, Rússia, França e Alemanha, destacando-se a obra Ressacs da Compagnie Gare Centrale, também a atuar pela primeira vez na cidade do Porto.

Ao incluir várias sessões legendadas em português, inglês e outras traduzidas por um intérprete de Língua Gestual Portuguesa, a organização desta 28ª edição, possibilita uma maior acessibilidade ao festival por parte de todo o público.

À semelhança dos outros anos, o festival conta ainda com três oficinas e cinco ‘work in progress’ (trabalho em desenvolvimento) com entrada gratuita.

Fala connosco, dá-nos a tua opinião!