O Centro de Convenções e Espaço Cultural do Convento de São Francisco pretende ser um novo motor cultural da cidade, anunciando através das redes sociais a programação para os próximos meses.

convento


Após grande especulação e expectativas para quando estaria pronta a renovação do Convento São Francisco, no final do ano passado foi finalmente anunciada a sua conclusão. Com início ainda no mês de Março, e até Junho, o convento traz à cidade de Coimbra uma diversidade de actividades que vão desde workshops, peças de teatro, cinema, exposições, conferências, e concertos de música.

Assumindo-se com um espaço operacional e multifuncional, o Convento reabre com a peça de teatro «Dos Bichos» que estará em cena nos dias 8 e 9 de Abril. Baseada na obra de Miguel Torga, a peça será reproduzida pela companhia artística O Bando conduzindo os espectadores pelos vários locais dentro do Convento. Juntando-se a esta, «Grão de Bico», «António e Maria», da companhia de Teatro Meridional, e «Los Millionarios», da companhia chilena La Maria, são outras dos espectáculos no campo das artes performativas que poderão ser assistidos.

No mesmo mês que se comemora o Dia Internacional do Livro para a Infância, dia 14 de Abril o Convento em parceria com a Bruaá Editora produz e acolhe várias actividades à volta do livro infantil e da ilustração. Exposição e feira de livros e ilustração, ateliers para crianças e famílias e conversas com autores e ilustradores ocuparão essa quinta-feira dedicada tanto a artistas como o público em geral.

A música irá ocupar o grande auditório do Convento São Francisco. Mão Morta & Remix Ensemble, Pedro Burmester e Mário Laginha, Michael NymanBenjamin Clementine Maria Rita são alguns dos nomes sonantes que fazem desta programação para o segundo trimestre deste ano.

A 16 de Abril, por encomenda do Theatro Circo de Braga junta-se a dupla improvável Mão Morta & Remix Ensemble para marcar o seu centenário. A banda mítica Mão Morta e a orquestra clássica vão criar novas roupagens para 12 temas escolhidos dos seus 30 anos de carreira.

Pedro Burmester e Mário Laginha, dois dos pianistas mais proeminentes do panorama nacional, estão já confirmados para o dia 22 de Abril. O concerto a dois pianos, em jeito de homenagem a um amigo comum, Bernardo Sassetti, adivinha-se memorável.

Um concerto imperdível é o de Michael Nyman. Uma das mais incontornáveis referências da música clássica e contemporânea, responsável pela banda sonora do filme «O Piano», apresenta-se a solo para manifestar a íntima relação que possui com o piano. O pianista britânico regressa a Portugal e vai passar pelo Convento no dia 14 de Maio.

Benjamin Clementine e Maria Rita marcam o programa para o mês de Junho.

Com 25 anos, o inglês com uma voz majestosa e magnetizante tem esgotado todas as salas por onde passa. Ainda por confirmar se no dia 3 ou 4, o cantor-compositor que foi descoberto nos corredores do metro promete impressionar. Já Maria Rita também promete casa cheia no dia 25. A cantora, produtora musical e empresária brasileira, filha de Elis Regina, é uma das artistas com maior reconhecimento em Portugal.

Fala connosco, dá-nos a tua opinião!