Texto: Bruno Figueiredo

A exposição está por estes dias, e até 7 de Novembro, instalada no Colégio das Artes, aberta para que todos a possam ver.


Andre da Loba, Lord Mantraste, João Fazenda e Pandora Complexa (Júlio Dolbeth e Rui Vitorino Santos) são os nomes por detrás da exposição “Cinema Quarteto”, uma exposição de ilustração que ocupa, desde o dia 23 de Setembro, 4 salas do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra. Com curadoria de Alice Geirinhas, a iniciativa tem como objectivo levar temas que, não estando directamente associados à arte contemporânea, se podem incluir como obras de arte contemporânea. Assim, a ilustração e o design ganham destaque, tomando controlo das paredes das salas de exposição do Colégio das Artes da UC, numa tentativa de criar um espaço onde todos possam criar as suas narrativas em “cinema desenhado”

André da Loba deixa-nos com o seu “Salão dos Rejeitados”. Um mapa psico-mental, de linhas a grafite que ocupam as paredes numa trama de histórias, caricatas, tal como o André já nos habituou.
João Fazenda, por sua vez, trouxe uma selecção de desenhos feitos desde 2010 até agora, incluindo alguns storyboards e livros, já Lord Mantraste trás-nos paredes coberta das suas risografias.

Em último podem ainda esperar os 4000 desenhos da dupla responsável pelo blog Pandora Complexa, que ocuparam Júlio Dolbeth e Rui Vitorino Santos de 2006 a 2013.

Fala connosco, dá-nos a tua opinião!