Texto: Mafalda Lalanda | Fotografia: Mafalda Lalanda

O 5 de Outubro de 2016 ficou marcado pela inauguração do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) na capital portuguesa.

14572575_1441499409199742_1983487046_o


Do meio-dia até à meia-noite foram várias as actividades que celebraram o novo espaço cultural de Belém, através de concertos, exposições e instalações artísticas.

Em pleno feriado foi notório o movimento dos visitantes que aproveitaram a oportunidade de aceder ao MAAT de forma completamente gratuita. Uma estratégia para cativar o público que se prolonga durante os próximos seis meses, mantendo posteriormente um custo de entrada de 5€ (2,5€ para estudantes) até Março de 2017.

A programação da Fundação EDP trouxe música através da fadista Carminho, dos Dead Combo, Fatima Al Qadiri e ainda o conhecido Nigga Fox de passadas edições do Palco RUC. Já nas artes visuais foi a vez de Ryoki Ikeda e Zebra Katz.

No que toca à arquitetura, a cargo da britânica Amanda Levete, destaca-se o estilo moderno, em forma de concha, que se apresenta a par com a inovação que em tempos foi a Casa da Música no Porto. O projecto arquitetónico tira partido da paisagem natural do local, permitindo o acesso à parte superior e inferior do edifício, facilitando a contemplação da vista para o rio Tejo. Todo o investimento, na ordem dos 20 milhões de euros, ainda está por ser terminado na sua plenitude. Até lá, esperam-se milhares de visitantes.

Fala connosco, dá-nos a tua opinião!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.