Texto: João Craveiro & Mafalda Lalanda

O Lisboa Dance Festival (LDF) vai decorrer no LX Factory nos dias 10 e 11 de Março. Os concertos estão separados em quatro palcos – a Fábrica XL, a Carlsberg Room, o Clube Antena 3 e o Kia Rio room. Fica a saber o que te espera nos diferentes palcos do segundo dia do festival.

13717455_999658793480982_8802376545873348340_o


A funcionar entre as 20h30 e as 04h00, a Fábrica XL é o “mainstage” do festival e apresenta os maiores nomes do cartaz. O período de abertura conta com a portuguesa Mai Kino. Uma revelação da pop eletrónica, residente em Londres há 10 anos, que lançou recentemente o EP The Waves.

A festa continua com Hunee. O artista foi eleito #19 pelos leitores da Resident Advisor que reconhecem o seu talento para selecionar música para a pista de dança. O house repleto de soul, o disco, o afro e o techno são algumas das suas escolhas mais usuais.

Para manter o ritmo na pista de dança contamos com George Fitzgerald, conhecido pelo aclamado LP Fading Love que mereceu aclamação crítica.

De seguida sobe ao palco Mount Kimbie. O grupo pioneiro e rei do post-dubstep. São frequentes colaboradores de James Blake e neste momento preparam-se para editar o terceiro LP na Warp Records.

Por fim, a fechar o palco principal, temos Hercules & Love Affair. Tal como Mount Kimbie preparam um novo álbum que tem estreia absoluta em Portugal no LDF. Trata-se de um projecto de música de dança que passa pelo house, disco e nu-disco. Para os curiosos, já lançaram o single Controller do seu novo álbum.


Este ano também a livraria Ler Devagar acolhe concertos, com os artistas selecionados pela Antena 3 a subir a palco entre as 20h00 e as 2 da manhã, sendo que o dia 11 começa com o projecto Lince de Sofia Ribeiro.

No fundo, uma passagem pela música eletrónica profunda e delicada. Segue-se o já conhecido Conjunto Corona, que tem vindo a conquistar o hip hop nacional através dos seus beats com samples únicas e rimas irreverentes. Cimo de Vila Velvet Cantina é o terceiro álbum e, segundo as palavras carinhosas do grupo, o mais “foleiro”. Este último trabalho reflecte a ambiência da rua Cimo de Vila no Porto. Certamente, um concerto a não perder.

Também do Porto chega-nos o trio de artistas Holy Nothing. As suas actuações ao vivo são caracterizadas pela fusão visual e sonora, que resulta numa experiência de imersão única.

O último nome deste palco é Rui Maia. Membro da banda X-Wife na qual toca sintetizadores, é também DJ e produtor com um estilo muito próprio. Desde 2004 que marca presença nos melhores clubes nacionais e no dia 11 de Março vai fazer o Clube Antena 3 dançar.

No Zoot encontramos depois a Carlsberg Room, espaço dedicado às curadorias. A noite de dia 11 está a a cargo de João Barbosa, também conhecido como Branko. Este produtor começou por ganhar reconhecimento internacional como uma das forças criativas dos Buraka Som Sistema – o fenómeno que remodelou a cultura mundial da música de dança. Através da sua editora, Enchufada, dá casa a nomes emergentes dos diferentes estilos de música de dança global.

Para a sua curadoria convidou artistas que partilham a sua visão musical, entre eles, destaca-se Clap! Clap! – artista italiano com um passado no Jazz, que tem um estilo único misturando folk tribal e música eletrónica. Vai estar também presente o francês iZem, bem como um dos nomes mais valiosos da produção nacional KKing Kong. O fim da noite fica a cargo de “Enchufada na Zona”, uma festa surpresa ainda por anunciar, mas que promete. Sem dúvida, um palco repleto de ritmos dançáveis.

A Kia Rio Room no The Dorm é o espaço dedicado às actuações back 2 back (B2B). Nesta sala contamos com actuações de grandes nomes ligados ao hip hop e à música electrónica portuguesa, tal como Stereossauro e DJ Kwan que vão estar frente a frente neste formato, elevando a sua arte.

Aqui podes tomar nota dos artistas presentes nesta sala no dia 11 de Março no Lisboa Dance Festival:

  • Mr. Mitsuhirato B2B Pedro Ramos
  • Dupplo B2B Señor Pelota
  • DJ Kwan B2B Stereossauro
  • Nuno Forte B2B Riot

Fala connosco, dá-nos a tua opinião!